Artigo atualizado em 01.05.2020.
O ano de 2018 está a chegar ao fim. Por isso, fala com as pessoas do meio sobre o que as moveu este ano. Segue-te na fila: The Berlin adidas Head e Overkill Dude Qu0te.
Qu0te - Recapitulação dos ténis 2018
Qu0te, os teus 5 melhores treinadores deste ano são...?
Quem me conhece um pouco melhor sabe que só há uma marca para mim e, na maioria dos casos, tem 3 riscas! Por isso, o meu top 5 não é nenhuma surpresa, apenas tive alguma dificuldade em escolher o vencedor.
5º lugar: Berlim - A série The City é muito popular entre os coleccionadores e eu também tenho alguns originais. Depois do lançamento do Colónia no ano passado, o Berlim regressou finalmente este ano. Por razões patrióticas locais, e convencido da qualidade deste retro 1:1, tinha de sair!
4º lugar: Excesso de AM4 - A história da Speedfactory é extremamente interessante e fiquei impressionado com o primeiro modelo Made for Germany. O facto de a Overkill ter sido a primeira loja a ter a oportunidade de se imortalizar nesta silhueta é ainda mais fantástico e eu teria celebrado o sapato mesmo que não trabalhasse para a Overkill. Para mim, é o mais forte até agora, o design conquista-me completamente.
3º lugar: ZX 4000 Consortium - Tenho de admitir que sempre negligenciei os ZX de 4 dígitos. Gostei de algumas retrospectivas, especialmente de colaborações, mas deitar as mãos a retrospectivas e depois a algumas que pudessem ser usadas era quase impossível. Por isso, é ainda melhor que a equipa do adidas Consortium tenha em mente o próximo 30º aniversário dos ZX de 4 dígitos e traga para o mercado esta versão retro de grande sucesso.
2º lugar: ZX 452 Spezial - Conseguir o original é mais do que difícil, por isso estou mais do que contente por existirem conceitos como o Spezial de Gary Aspden, que tem a oportunidade de reeditar estilos antigos e contar a história da adidas. Os ténis de corrida dos anos 80 são os meus favoritos absolutos e esta coisa é uma explosão.
1º lugar: Futurecraft 4D - Desde a primeira vez que vi uma fotografia, fiquei viciado. Claro que a maioria das pessoas pensa que sou o tipo dos sapatos vintage, o que não está errado. Mas esta peça, a história por detrás dela, o conforto - tudo me conquistou! E graças a Deus que tenho um. Ainda não estás a produzir muito.

„Não percebo como é que as pessoas podem celebrar tanto esta história da Off-White“
Qual foi o sapato que te surpreendeu este ano e qual foi o que te desiludiu completamente?
Por muito fixe que seja o tema 3D/4D do Futurecraft, podias tentar, aos poucos, lançar mais produtos. É tudo muito bonito, o marketing tecnicamente, os revendedores tecnicamente, etc. Espero que as coisas melhorem um pouco no próximo ano, mesmo que para algumas pessoas o tema perca o seu interesse. Mas nem toda a gente tem dinheiro para comprar sapatos de revenda por 1000 euros... Fiquei mesmo desiludido com isto Virgil Abloh Não percebo porque é que as pessoas o celebram tanto. Não percebo porque é que as pessoas têm de a celebrar tanto. Para mim, não se vê criatividade. Todos os modelos têm a mesma assinatura, mas não há nada de novo. No fim, parece-me tudo igual e, a certa altura, até a última palavra entre aspas já passou.
Que boa história te ocorre sobre este ano no contexto da cena dos ténis e do vestuário? Que coisa excitante, engraçada ou invulgar te aconteceu?
O mais emocionante para mim foi que, depois de anos a fazer parte da cena dos ténis, transformei o meu hobby numa carreira e tenho a oportunidade de contribuir com os meus conhecimentos para a Overkill. Já não me preocupo tanto com tudo isto, tornei-me um pouco mais descontraído. Tenho o suficiente para vestir. É claro que continuo a gostar de várias coisas e também estou contente por ter contactos suficientes para conseguir várias coisas que estão na moda e, se não for o caso, não as consigo.

„Todos os miúdos estão simplesmente a seguir tendências“
E o que é que te irritou realmente este ano, para além da Off-White?
Estou a perder a diversidade. Todos os miúdos de hoje em dia já não desenvolvem o seu próprio estilo, apenas seguem as tendências e não se apercebem de que acabam por ficar todos iguais. Não é nada de novo, sobretudo este ano, mas continua a ser assim.
O que mais desejas para 2019, Qu0te?
Estou ansiosa por ver o que o ano te vai trazer. 2018 teve muitos altos e baixos, por isso 2019 só deve subir! Estamos a planear uma coisa e, se a conseguirmos realizar da forma que queremos, vai ser uma coisa muito grande. Por isso, podes esperar por isso!

„Eu amo o mar“
E a passagem de ano? Na pista ou mais relaxado com os teus entes queridos?
Já passei demasiadas festas de fim de ano em Berlim para continuar a achar isso fixe. Há quase dez anos que vou à beira-mar porque adoro o mar. Os meus amigos mais chegados estão comigo e divertimo-nos muito. Não adormeço antes da meia-noite, mas um pouco mais tarde - já não sou o mais novo. (risos) Mas a minha cabeça não está tão pesada no dia seguinte, o que é bom, porque depois a loucura começa outra vez.
fotos: Qu0te / jvstakid





