Artigo atualizado em 11.11.2021.
Há algumas horas que o mundo dos ténis parece só conhecer um tema. E mais uma vez Virgil Abloh a razão. O designer e fundador da Off-White é também conhecido por ser o responsável pelas colecções masculinas da marca de luxo francesa Louis Vuitton. No desfile da coleção primavera/verão 2022, 21 (!) Louis Vuitton x Nike Air Force 1 apresentado. Tanto o número como os modelos, nos quais os típicos pormenores em branco chamam imediatamente a atenção, criaram um enorme burburinho. Como resultado, é provável que a alta moda e o streetwear se aproximem ainda mais.
O próximo golpe de Virgil Abloh
Virgil Abloh tinha acabado de apresentar „Dear Summer“ equivale a 50 desenhos de afundanços que estará disponível para membros selecionados através de acesso exclusivo na aplicação SNKRS a partir do início de agosto, o mestre do off-white já conseguiu o seu próximo golpe. No seu papel de „Menswear Artistic Designer“ da Louis Vuitton, Abloh desenhou 21 Nike Air Force 1 diferentes para a próxima coleção primavera/verão da marca francesa - incluindo vários médios - alguns dos quais apresentam o mundialmente famoso padrão axadrezado ou o monograma da marca de luxo, para além dos típicos motivos Off-White. Não só a impressão na língua, mas também o „Lacet“ francês (em vez de „Laces“) nos atacadores das AF1 fazem lembrar a influência francesa.


Para além disso, há muito do que já conhecemos de Abloh e das suas colaborações Off-White x Nike. Inclui os estampados Helvetica, a marca „Air“ na sola intermédia e a pequena marca na parte de trás das sapatilhas. Swoosh etiquetas anexas. Alguns dos AF1 assemelham-se a cores particularmente populares de Virgil, enquanto outros lembram mais os bootlegs ou falsificações, especialmente os vendidos em mercados de rua. Esta última é talvez a coisa mais excitante desta nova colaboração entre o sportswear e a alta moda. Algumas das sapatilhas são Fabricado em Itália (Fiesso D'Artico).
A fusão entre o luxo e o streetwear
O Tendência, A tendência de aproximação entre estes dois segmentos entra agora na próxima ronda. Em 2017, a Louis Vuitton já tinha provocado uma grande agitação com uma colaboração com a Supreme. No ano passado, foi então que a Jordan e Dior, que fez as manchetes aqui com a sua edição limitada de AJ1. No final, mesmo os debates acalorados sobre os preços típicos da Dior provavelmente serviram bem às marcas. A imagem, por vezes aborrecida ou empoeirada, das marcas de luxo tradicionais é reforçada pela colaboração. De repente, fala-se também de uma nova geração. Para um gigante do vestuário desportivo como Nike a mudança traz também muitas vantagens. Sublinha a ambição de ser vista também como uma marca de moda, o que permitirá atingir preços e margens mais elevados a médio prazo.
Será interessante ver quais as marcas que entrarão no jogo da moda de luxo/vestuário desportivo a seguir.
Atualmente disponível Air Force 1:













Créditos: Imed Soussi, Louis Vuitton






